Zona Euro Encomendas às fábricas alemãs caem pelo segundo mês

Encomendas às fábricas alemãs caem pelo segundo mês

A quebra nas encomendas à indústria alemã foi inferior ao estimado pelos economistas e as exportações até cresceram.
Encomendas às fábricas alemãs caem pelo segundo mês
Paulo Duarte/Negócios
Negócios 07 de março de 2016 às 08:37

As encomendas às fábricas alemãs baixaram, em Janeiro, pelo segundo mês consecutivo, sinalizando que a maior economia europeia está a ser penalizada pelo abrandamento a nível global.

 

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Economia alemão, as encomendas baixaram 0,1% no primeiro mês de 2016, depois de no último do ano passado terem cedido 0,2%.

 

Ainda assim, o desempenho foi menos mau do que os economistas estavam à espera (queda de 0,3% em Janeiro). Em termos homólogos, as encomendas aumentaram 1,1% em Janeiro.

 

A nível interno, a economia alemã continua a dar sinais de recuperação, com o desemprego em mínimos históricos e o consumo em alta, mas o abrandamento da economia global, sobretudo na China e outros mercados emergentes, penaliza sobretudo o sector exportador do país.

 

Ainda assim, os dados das encomendas às fábricas, em Janeiro, parecem contrariar esta tendência de debilidade do sector exportador. As vendas ao exterior das fábricas alemãs aumentaram 1% em Janeiro, impulsionadas sobretudo pelas exportações para outros países da Zona Euro.   




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI