Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Escola de Enfermagem de Coimbra cria vídeos para cuidadores voluntários de doentes e idosos

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a criar vídeos tutoriais para cuidadores e voluntários que prestam apoio ao domicílio a populações mais vulneráveis, face à pandemia da covid-19, como doentes crónicos e idosos.

Coronavirus virus china
Lusa 01 de Abril de 2020 às 18:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os vídeos, desenvolvidos em colaboração com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), pretendem "auxiliar os cidadãos voluntários a protegerem-se" quando ajudam pessoas que não podem sair de casa (para fazerem compras ou pagamento de contas de eletricidade, água ou telefone, por exemplo), e a resguardarem quem ajudam, sublinha a ESEnfC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

"Sempre com o objetivo de prevenir e de conter a disseminação do vírus", os vídeos apresentam instruções e explicações sobre lavagem e desinfeção das mãos ("como e em que situações obrigatoriamente"), etiqueta respiratória e colocação e remoção segura de equipamentos de proteção individual para o cuidador informal, exemplifica.

Os primeiros vídeos estão já disponíveis, designadamente na página web da CASES, no canal YouTube e no Facebook.

"Instituição pública que se dedica à educação integral de enfermeiros e ao ensino em saúde, à investigação e inovação, à prestação de serviços e à criação e difusão de cultura", a ESEnfC é o "maior e mais antigo estabelecimento de ensino de enfermagem em Portugal".

A CASES é uma "cooperativa de interesse público de responsabilidade limitada, cujo capital social é detido maioritariamente pelo Estado", com o objetivo de promover o fortalecimento do setor da economia social, "aprofundando a cooperação entre o Estado e as organizações que o integram".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes e 8.251 casos de infeções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Ver comentários
Saber mais Enfermagem Coimbra ESEnfC Portugal saúde doenças
Mais lidas
Outras Notícias