Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha anuncia reabertura das fronteiras com Portugal a 22 de junho

O governo espanhol anunciou a abertura das fronteiras terrestres com Portugal e França a partir do próximo dia 22 de junho.

Rita Faria afaria@negocios.pt 04 de Junho de 2020 às 10:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

A ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Reyes Maroto, anunciou esta quinta-feira, 4 de junho, que o país vizinho vai levantar as restrições nas fronteiras terrestres com Portugal e França a partir do próximo dia 22 de junho.

A informação foi avançada pela governante numa conferência de imprensa esta manhã, sendo que do lado português ainda não há confirmação por parte do Executivo.

Ainda esta semana, o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita admitia que as fronteiras poderiam ficar encerradas até ao final do mês.

"Nós, neste momento, temos a fronteira terrestre encerrada até 15 de junho. Iremos analisando essa situação. Eu admito que, se as próprias autoridades espanholas já disseram que antes de 01 de julho não haverá liberdade de circulação, provavelmente temos de manter encerrada a fronteira terrestre todo este mês de junho", afirmou Eduardo Cabrita na terça-feira

O governante sublinhou que "não faz sentido reatar a fronteira terrestre enquanto em Espanha existir uma situação epidemiológica que exige acompanhamento e enquanto existir uma quarentena interna".

O restabelecimento dos controlos nas fronteiras internas da Espanha com a França e Portugal entrou em vigor em 17 de março, no âmbito das medidas de confinamento da covid-19 e com o objetivo de proteger a saúde e a segurança dos cidadãos.


Estes controlos apenas permitem o acesso ao território nacional aos cidadãos espanhóis, aos residentes em Espanha, aos trabalhadores transfronteiriços e àqueles que possam provar a deslocação por força maior ou uma situação de necessidade. A restrição não se aplica ao transporte de mercadorias, a fim de assegurar a continuidade da atividade económica e preservar a cadeia de abastecimento.

Ver comentários
Saber mais Espanha fronteira
Outras Notícias