Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha em recessão após queda de 0,3% do PIB

Espanha entrou oficialmente em recessão económica, depois de registar no primeiro trimestre do ano uma queda de 0,3% do PIB, valor idêntico à queda registada no final de 2011.

Lusa 17 de Maio de 2012 às 08:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Dados oficiais divulgados pelo instituto nacional de estatística espanhol confirmam assim a recessão técnica do país - pelo menos dois trimestres consecutivos de crescimento negativo - devido à queda do consumo e do investimento.

É a segunda vez desde o início da crise financeira que Espanha entra em recessão, depois de, a partir do quarto trimestre de 2008, ter entrado em queda de crescimento, situação que se manteve até ao início de 2010.

Comparativamente à situação há um ano, a economia espanhola recuou 0,4%, depois de sete meses consecutivos de crescimento (face ao ano anterior).

Segundo o INE, o contributo cada vez mais negativo da procura nacional não chegou a ser totalmente compensado pela contribuição positiva das exportações.

O emprego da economia, medido em termos de postos de trabalho equivalentes a tempo completo, caiu a um ritmo de 3%, o que implica uma redução líquida de 650 mil postos de trabalho.

Os dados revelados confirmam que o consumo das famílias caiu 0,6% em termos anuais e 1,1% face ao último trimestre de 2011 e que o consumo do Estado recuou 5,2% face ao final de 2011.

Ver comentários
Saber mais espanha recessão economia PIB
Mais lidas
Outras Notícias