Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha fechou 2012 com défice de 6,7% do PIB

Valor não contempla o impacto da injecção de capital no sector financeiro e ficou acima do compromisso de Espanha com Bruxelas, que apontava para um desequilíbrio das contas públicas de 6,3%.

Negócios 27 de Fevereiro de 2013 às 09:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O primeiro-ministro espanhol anunciou hoje no Parlamento que comunicou a Bruxelas o valor do défice orçamental do ano passado, que ficou em 6,7% do PIB, acima dos 6,3% que tinham sido acordados com Bruxelas.

 

Este valor não contempla o impacto da injecção de capital no sector financeiro, que deverá levar o valor do défice do ano passado para cerca de 10%.

 

Ainda assim, Mariano Rajoy classificou a execução orçamental do ano passado como um “êxito”.

“O défice que enviaremos à Comissão Europeia será de 6,7%, o que supõe um enorme esforço da sociedade espanhola porque em termos estruturais [o esforço de redução] será de 3,5%. O que até agora nenhum país da OCDE havia conseguido. Isto aumenta a confiança em Espanha faz com que nos convencemos que a política económica que estamos a seguir é a acertada”, disse Rajoy.

 

A número dois do Governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, afirmou que o défice de 6,7% do PIB “é a medida da nossa credibilidade”. 

 

No ano passado Espanha obteve um défice de 9% do PIB. O programa espanhol prevê uma descida no défice para 4,5% do PIB este ano e 2,8% em 2014. Contudo, estas metas deverão ser revistas, já que Bruxelas prevê que sem medidas adicionais, o défice fique em redor de 7% do PIB até 2014.

Ver comentários
Saber mais Espanha défice
Outras Notícias