Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha regista excedente de 82,2 milhões de euros na balança de pagamentos até Julho

Espanha obteve nos primeiros sete meses do ano um excedente de 82,2 milhões de euros na sua balança de pagamentos, uma alteração significativa face ao défice de 16.148,6 milhões de euros do mesmo período de 2012.

Lusa 30 de Setembro de 2013 às 10:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Segundo os dados do Banco de Espanha publicados hoje, a balança de pagamentos - que mede as transações de bens, serviços, rendimentos e transferências de Espanha com o exterior -- chegou ao excedente devido à "notável correção" do défice comercial que em Julho caiu 82,8% devido ao aumento das exportações.

 

O excedente foi ainda impulsionado pela melhoria dos saldos das balanças de rendimentos e de serviços, compensando o maior défice na balança de transferências correntes.

 

Este saldo positivo é o segundo consecutivo depois do registado no final do primeiro semestre, ainda que então o excedente tenha sido muito superior, alcançando os 1.357,7 milhões de euros.

 

Em concreto, o défice da balança comercial situou-se até Julho em 2.882,2 milhões de euros, menos 82,8% que no mesmo período de 2012, com as exportações a crescer 6,9% e as importações a cair 3,1%.

 

Segundo o Banco de Espanha, a redução do défice comercial explica-se pelo "apreciável" aumento do excedente não energético e, em menor medida, pela diminuição do défice energético. 

 

A economia espanhola registou nos primeiros sete meses do ano uma capacidade de financiamento de 4.487,6 milhões de euros, em contraste com as necessidades de financiamento de 13.673,2 milhões contabilizadas em igual período de 2012.

 

Ver comentários
Saber mais Espanha balança de pagamentos excedente
Outras Notícias