Saúde Estado devolve 10 hospitais às Misericórdias até 2014

Estado devolve 10 hospitais às Misericórdias até 2014

Seis unidades do Norte, Centro e Alentejo são entregues já este ano, segundo o "Jornal de Notícias".
Estado devolve 10 hospitais às Misericórdias até 2014
Negócios 08 de agosto de 2013 às 09:34

O Estado vai entregar 10 hospitais para serem geridos pelas Misericórdias. O processo foi anunciado em 2011, mas um grupo de trabalho esteve a estudar os 30 casos que poderiam ser enquadrados nesta transferência.

 

O "JN" escreve esta quinta-feira, 8 de Agosto, que está prevista a aprovação em breve, em Conselho de Ministros, a transferência e o diploma que regula a relação do Estado com as instituições sociais e concessão do Centro de Reabilitação do Norte às Misericórdias.

 

Até ao fim do ano, a gestão de seis hospitais de pequena dimensão são transferidos para as Misericórdias. São eles Fafe, São João da Madeira, Anadia, Ovar, Cantanhede e Serpa. Em 2014 será a vez de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Barcelos.

 

O "JN" garante que a transferência não trará mudanças para os utentes, já que os hospitais continuam a integrar o Serviço Nacional de Saúde. Só a gestão passa para entidades sociais. Já para os profissionais que trabalham nestes hospitais, os que sejam funcionários públicos podem optar por permanecer vinculados ao Estado ou transferirem-se para as Misericórdias. Os profissionais com contrato individual de trabalho serão transferidos. 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI