Função Pública Estado sem lugar para 693 dos 1.200 formadores precários que prometeu integrar

Estado sem lugar para 693 dos 1.200 formadores precários que prometeu integrar

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) só vai abrir 507 vagas para formadores no seu quadro de pessoal, deixando de fora 693 precários aprovados. Excluídos admitem recorrer aos tribunais.
Estado sem lugar para 693 dos 1.200 formadores precários que prometeu integrar
Carolina Cravinho/Negócios
Negócios 17 de junho de 2019 às 08:28

Cerca de 42% dos 1.200 formadores admitidos no Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP) não vão entrar no quadro de pessoal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que apenas vai abrir 507 vagas, avança o jornal Público na sua edição desta segunda-feira, 17 de junho.

 

"1.200 formadores tiveram parecer positivo da comissão de avaliação bipartida e poderão ser opositores aos procedimentos concursais", porém, e "após apuramento final, o número de vagas a colocar a concurso totaliza 507", adiantou fonte oficial do IEFP ao mesmo diário, garantindo que os concursos serão abertos "com a maior brevidade possível", apontando para o início do próximo mês.

 

Agora, a presidente da Associação Portuguesa de Formadores (APF), em declarações ao Público, prevê que alguns dos formadores excluídos recorram aos tribunais, para tentarem reverter a situação.

 

"Vai haver processos em tribunal. Uma pessoa que tem um parecer de uma entidade [a comissão de avaliação bipartida] a dizer que está a assegurar uma necessidade permanente com um vínculo que é inadequado e que, depois, não vê a sua situação regularizada só pode seguir pela via judicial", considerou Susana Jorge.

 

Reportando-se à última regularização de precários, que ocorreu há 22 anos, alertou que, "se as pessoas aceitarem [ficar fora dos concursos e dos quadros], só daqui a 20 anos haverá uma nova oportunidade, caso se crie um programa semelhante ao PREVPAP".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI