Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Estado liquida metade da dívida às gasolineiras até final do ano

O Estado deverá pagar cerca de metade da dívida às gasolineiras até final deste ano, ficando por cumprir a promessa do antigo ministro das Finanças, Pina Moura, que apontava para a sua liquidação total em 2001, adiantou o «Diário de Notícias».

João Mata 01 de Setembro de 2001 às 10:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Estado deverá pagar cerca de metade da dívida às gasolineiras, no total de 209,5 milhões de euros (42 milhões de contos), até final deste ano, ficando por cumprir a promessa do antigo ministro das Finanças, Pina Moura, que apontava para a liquidação total ainda em 2001, adiantou o «Diário de Notícias».

O Estado já liquidou cerca de 75 milhões de euros (15 milhões de contos) desta dívida, colocando os montantes actualmente em falta abaixo dos 150 milhões de euros (30 milhões de contos).

A dívida tem vindo a ser paga pelo Estado através de prestações mensais, ao ritmo de cerca de 5 milhões de euros (um milhão de contos) por mês, segundo adiantou fonte do sector petrolífero à referida publicação.

Segundo a mesma fonte, no final do corrente ano, a dívida do Estado perante as gasolineiras deverá cifrar-se em cerca de 100 milhões de euros (20 milhões de contos), cerca de metade dos valores globais.

A referida dívida está relacionada com o congelamento artificial dos preços dos combustíveis ao longo do ano 2000, numa altura em que o preço do petróleo atingia os valores mais elevados da última década nos mercados internacionais.

Outras Notícias