Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Estado prevê emitir 13,7 mil milhões de euros em dívida pública

O montante das necessidades de financiamento do Estado previstas para 2004, que será satisfeito com recurso à emissão de instrumentos de divida de médio e longo prazo e ao financiamento líquido de curto prazo, deverá situar-se em 13,7 mil milhões de euros

Ricardo Domingos rdomingos1@gmail.com 18 de Dezembro de 2003 às 12:23
  • Partilhar artigo
  • ...

O montante das necessidades de financiamento do Estado previstas para 2004, que será satisfeito com recurso à emissão de instrumentos de divida de médio e longo prazo e ao financiamento líquido de curto prazo, deverá situar-se em 13,7 mil milhões de euros, dos quais 6,1 mil milhões correspondem ao aumento da dívida, revelou o Instituto de Gestão de Crédito Público.

Este valor total previsto fica abaixo dos 14,3 mil milhões de euros das necessidades brutas de financiamento realizadas este ano.

O montante para 2004 inclui, para além dos 6,1 mil milhões mencionados, um valor de 8 mil milhões de euros para refinancimento de dívida, dos quais, 6,8 mil milhões de euros correspondem a vencimento de dívida e 1,25 mil milhões de euros de recompras antecipadas de dívida.

«O nosso objectivo é ir fazendo recompra de títulos por forma a atenuar o vencimento total na maturidade», disse Vasco Pereira, presidente do IGCP, em conferência de imprensa.

Do total da dívida prevista para emissão, 7,5 mil milhões de euros serão realizados através de emissões de obrigações do Tesouro (OT’s), 5,5 mil milhões de euros com venda de Bilhetes do Tesouro (BT’s) e os restantes 700 milhões de euros através da emissão de certificados de aforro e CEDIC’s.

Ver comentários
Outras Notícias