Economia Estados Unidos pedem a aliados para não usarem equipamentos Huawei

Estados Unidos pedem a aliados para não usarem equipamentos Huawei

Donald Trump acredita que as principais companhias de telecomunicações chinesas são uma ameaça à segurança nacional. Washington estará a pedir aos aliados para não usarem equipamentos da chinesa Huawei.
Estados Unidos pedem a aliados para não usarem equipamentos Huawei
Yuri Gripas
Negócios 23 de novembro de 2018 às 11:12

Depois de em Agosto Donald Trump ter assinado um despacho que proíbe o uso da tecnologia da Huawei e da ZTE pelo Governo do país, o Wall Street Journal noticia que Washington está a falar com alguns aliados para os tentar convencer a deixar de usar os equipamentos da chinesa Huawei.

Segundo o mesmo jornal, que cita fontes anónimas, uma das preocupações dos EUA está no uso de equipamentos de telecomunicações chinesas em países onde têm bases militares americanas, como Alemanha, Itália e Japão. O Departamento de Defesa tem os seus próprios satélites e rede de telecomunicações para comunicações mais sensíveis, mas a maioria do tráfego em muitas instalações militares é feito através de redes comerciais.

Recentemente, depois de Trump ter assinado o tal despacho, o FBI, a CIA e a NSA recomendaram também aos cidadãos norte-americanos que não usassem equipamentos da Huawei porque estariam a ajudar o Governo da China em acções de espionagem.

Estas movimentações decorrem numa altura em que há uma guerra comercial entre Washington e Pequim. Esta disputa deu os primeiros passos em Janeiro, mas foi a 1 de Março, com o anúncio de tarifas adicionais sobre o aço e o alumínio que os riscos de uma disputa comercial se começaram a instalar.

 

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI