Américas EUA retiram tarifas sobre aço e alumínio do Canadá e México

EUA retiram tarifas sobre aço e alumínio do Canadá e México

Os Estados Unidos chegaram a acordo com o Canadá e o México para levantarem as tarifas, impostas no ano passado, sobre o aço e o alumínio importados a estes dois países.
EUA retiram tarifas sobre aço e alumínio do Canadá e México
EPA
Negócios 17 de maio de 2019 às 18:59
Numa altura em que se mantém a incerteza em torno das relações comerciais dos Estados Unidos com a China, os norte-americanos resolvem conflitos com outros grandes parceiros comerciais. Esta sexta-feira, 17 de maio, os Estados Unidos chegaram a acordo com o Canadá e o México para levantarem as tarifas, impostas no ano passado, sobre o aço e o alumínio importados a estes dois países.

A notícia, que já era esperada, é avançada pelo Financial Times, que dá conta de que a Casa Branca poderá fazer o anúncio oficial deste acordo ainda esta tarde.

Este poderá ser um passo decisivo para um entendimento entre os três países, cujas relações foram agravadas no ano passado, com a revisão do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (o chamado NAFTA, na sigla em inglês). Canadianos e mexicanos exigiam o levantamento destas tarifas para aprovarem o acordo, que deverá agora ser ratificado.

Ainda esta semana, Donald Trump decidiu alargar o prazo de negociações com a União Europeia e o Japão, para decidir sobre a imposição de tarifas à importação de automóveis, uma medida que também veio acalmar os mercados.

Por resolver está o conflito com a China, numa altura em que circulam até notícias de que os chineses estarão a ponderar suspender as negociações. Para já, espera-se que Donald Trump e o homólogo Xi Jinping se reúnam no próximo encontro do G20, a decorrer em junho.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI