Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EUA e aliados árabes lançaram 20 ataques aéreos contra Estado Islâmico na Síria

Os Estados Unidos e "aliados" lançaram raides aéreos contra os extremistas do Estado Islâmico na Síria, informou o Pentágono nesta madrugada de terça-feira. O exército israelita abateu um avião sírio nos Montes Golã.

Lusa 23 de Setembro de 2014 às 03:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Os EUA e aliados árabes lançaram esta madrugada cerca de 20 raides aéreos contra posições do Estado Islâmico na Síria, abrindo uma nova frente de batalha contra o grupo 'jihadista' após mais de um mês de ataques aéreos no Iraque.

 

A imprensa norte-americana reportou que cinco estados árabes participaram nos raides aéreos como parte da nova coligação internacional formada para atacar os militantes do Estado Islâmico, que controlam algumas áreas no Iraque e Síria.

 

"A coligação internacional (liderada pelos EUA) realizou cerca de 20 ataques contra as posições, bases e posições do EI na cidade de Raqa e perto das localidades de Tabqa, Aïn Issa e Alto Abyad, causando mortes entre os 'jihadistas' ", indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), sem avançar um número de vítimas.

 

"Posso confirmar que o exército norte-americano e as forças das nações aliadas estão a levar a cabo ações militares contra os terroristas do Estado Islâmico (EI), usando caças, bombardeiros e mísseis Tomahawk", disse o porta-voz contra-almirante John Kirby em comunicado.

 

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou, a 10 de setembro, estar pronto para lançar ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) na Síria, alargando a campanha já em curso contra os 'jihadistas' no Iraque.

 

Barack Obama afirmou então que os Estados Unidos iriam liderar uma "ampla coligação" a fim de eliminar a ameaça que o EI representa, mas insistiu que não serão enviadas tropas norte-americanas para combater em território estrangeiro como parte da operação.

 

Exército israelita abate avião sírio nos Montes Golã

 

O Exército israelita abateu hoje um avião sírio que se aproximou da linha de demarcação nos Montes Golã, anunciou a rádio militar israelita.

 

"Este avião sírio, aparentemente um MIG-21, que se tinha aproximado da parte israelita dos Montes Golã, foi abatido por um míssil terra-ar Patriot", acrescentou a rádio, precisando que os destroços do aparelho caíram em território sírio. 

 

(notícia actualizada às 8h20 com mais informação)

 

Ver comentários
Saber mais Estado Islâmico Barack Obama Presidente dos Estados Unidos Síria política conflitos (geral) defesa
Outras Notícias