Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EUA são o principal parceiro comercial e de investimento da Europa

Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial e de investimento dos 25 estados da União Europeia. Os dois grupos económicos têm a relação bilateral mais significativa do mundo, segundo um estudo do Eurostat publicado no «site» da Europa que demonst

Maria João Soares mjsoares@negocios.pt 20 de Junho de 2005 às 14:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial e de investimento dos 25 estados da União Europeia. Os dois grupos económicos têm a relação bilateral mais significativa do mundo, segundo um estudo do Eurostat publicado, que demonstra o elevado grau de interdependência existente entre as duas economias.

Em 2004, as exportações de bens da UE25 para a maior economia do mundo atingiram os 235 mil milhões de euros enquanto as importações totalizaram 160 mil milhões de euros.

Nos últimos anos, o excedente da balança comercial da UE25 com os EUA tem vindo a aumentar devido, principalmente, à diminuição das importações de bens daquele país. Em 1999, o excedente comercial foi de 20 mil milhões de euros, em 2004 subiu para 75 mil milhões de euros.

As exportações de bens alemães representam 28% do total, o que faz da Alemanha o principal emissor de bens da Europa para os Estados Unidos sendo também o estado que mais importa daquele país.

Comércio de serviços

No comércio de serviços a UE25 também é excedentária em relação aos EUA, tendo exportado perto de 120 mil milhões de euros, em 2004, mais 15 mil milhões de euros do que o valor das importações.

Os serviços de transporte, financeiros, de seguros e de viagens foram os mais vendidos aos EUA.

Investimento directo estrangeiro

Em 2003, os 25 estados da união investiram perto de 54 mil milhões de euros na economia liderada por George W. Bush enquanto aquele o investimento daquele país no velho continente foi de cerca de 50 mil milhões de euros.

Mais uma vez, os EUA foram o principal parceiro comercial da Europa representando perto de 45% dos fluxos de entrada e saída de investimento directo estrangeiro. O Reino Unido foi o país que mais investiu na economia americana.

Ver comentários
Outras Notícias