Notícia
Euribor a três meses atinge novo máximo de 2000
As taxas Euribor voltaram a subir, depois de Julho ter sido marcado pelo máximo histórico da média mensal da Euribor a seis meses. Estas taxas têm subido consecutivamente e a Euribor a três meses atingiu hoje o valor mais elevado desde Dezembro de 2000.
- Assine já 1€/1 mês
- 2
- ...

As taxas Euribor têm subido a reflectir os aumentos de juros efectuados pelo Banco Central Europeu (BCE) e a instabilidade que se tem vivido no seio do sistema financeiro. Esta instabilidade tem levado estas taxas a atingirem máximos e a afastarem-se do nível dos juros praticados pela autoridade monetária, que actualmente é de 4,25%.
Já a Euribor a três meses fixou-se nos 4,970%, o que representa o nível mais elevado desde Dezembro de 2000.
Apesar do BCE ter subido os juros de 2% para 4,25%, entre Dezembro de 2005 e Julho de

E como muitos bancos precisaram de dinheiro para fazer face a perdas financeiras e o número de bancos com capacidade para emprestar era menor, os juros cobrados entre as instituições aumentou, o que acaba por se reflectir nos empréstimos dos bancos aos particulares.
Esta semana será marcada pela reunião do BCE. Devido à incerteza que tem rodeado o sistema financeiro, este ano a autoridade monetária vai reunir em Agosto. Os economistas não prevêem alterações do preço do dinheiro, depois de no mês passado o BCE ter anunciado um aumento dos juros para os 4,25%, com o intuito de controlar a inflação, que se mantém em máximos de 16 anos ao atingir os 4,1%.