Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro em novo máximo com declarações de Guy Quaden

A moeda da Zona Euro atingiu, esta manhã, um novo máximo desde a sua criação, ultrapassando os 1,29 dólares, depois de Guy Quaden, membro do BCE, ter afirmado que a instituição não terá nenhuma taxa em mente a partir da qual tenha que vender euros ou redu

Bárbara Leite 18 de Fevereiro de 2004 às 09:41
  • Partilhar artigo
  • ...

A moeda da Zona Euro atingiu, esta manhã, um novo máximo desde a sua criação, ultrapassando os 1,29 dólares, depois de Guy Quaden, membro do Banco Central Europeu (BCE) ter afirmado que a instituição não terá nenhuma taxa em mente a partir da qual tenha que vender euros ou reduzir a taxa de juro para «afrouxar» a subida do euro.

O euro chegou a atingir os 1,2928 dólares, com uma valorização de 0,67%, subida que leva a moeda europeia a quebra um novo máximo desde 1999, ano em foi criada.

Esta valorização seguiu as declarações de Guy Quaden que admitiu que «uma significativa apreciação no euro não é desejável», mas que não existe taxa de câmbio que altere completamente a direcção da moeda ou um limiar que a partir do qual a «dor se torne insoportável».

Numa conferência em Bruxelas, citado pelo Bloomberg, Quaden destacou ainda que o BCE «não tem nenhuma taxa em mente a partir da qual considere vender euros ou reduzir as taxas de juro» para impedir a valorização da moeda europeia.

Nesta semana, Jean-Claude Trichet, presidente do BCE referiu que a actual taxa de juro na Europa de 2% é a adequada e que a apreciação do euro não estaria a prejudicar a recuperação económica europeia.

Outras Notícias