Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recua de máximos com quebra nas vendas a retalho na Alemanha

As vendas a retalho na Alemanha caíram inesperadamente no mês de Março, com os consumidores a reduzirem os seus gastos em função do aumento do IVA realizado no início deste ano. O euro reagiu negativamente a este dado económico, recuando dos máximos face

Paulo Moutinho 30 de Abril de 2007 às 08:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As vendas a retalho na Alemanha caíram inesperadamente no mês de Março, com os consumidores a reduzirem os seus gastos em função do aumento do IVA realizado no início deste ano. O euro reagiu negativamente a este dado económico, recuando dos máximos face ao dólar.

As vendas, ajustadas à inflação e aos efeito sazonais, caíram 0,7% face ao mês de Fevereiro, mês em que tinham registado uma evolução positiva de 1,5%, revelou esta manhã o instituto de estatísticas da Alemanha. Os economistas consultados pela agência Bloomberg previam que as vendas tivessem registado um aumento de 0,8%.

A quebra nas vendas a retalho na maior economia da Europa ficou a dever-se ao aumento do imposto de valor acrescentado (IVA) de 16 para 19%, implementado no início deste ano por Angela Merkel.

Após a divulgação deste indicador, a moeda europeia [eur] acentuou a tendência negativa registada no início da sessão, seguindo a perder 0,27% para transaccionar nos 1,3614 dólares.

No final da semana passada, o euro fixou um novo máximo histórico contra a divisa norte-americana, depois de ter sido revelado que a economia dos EUA cresceu ao ritmo mais lento dos últimos quatro anos nos primeiros três meses de 2007.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias