Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro regressa aos ganhos contra o dólar

A moeda única da Zona Euro voltou aos ganhos contra o dólar depois de nas duas últimas sessões ter encerrado em terreno negativo, corrigindo da forte valorização que tem registado nas últimas semanas.

Lara Rosa lararosa@negocios.pt 22 de Dezembro de 2008 às 11:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A moeda única da Zona Euro voltou aos ganhos contra o dólar depois de nas duas últimas sessões ter encerrado em terreno negativo, corrigindo da forte valorização que tem registado nas últimas semanas.

Contra a moeda da maior economia do mundo, o euro seguia a valorizar 0,57% para os 1,3991 dólares depois de já ter estado a ganhar mais de 1,5%. Nas duas últimas sessões o euro perdeu mais de 3% contra o dólar, a corrigir das fortes valorizações das últimas semanas.

O euro registou já quatro semanas consecutivas de ganhos contra o dólar, acumulando uma valorização superior a 10% no período. Apesar dos fortes ganhos o euro continua a manter uma perda anual de cerca de 4%.

A moeda única está a beneficiar do diferencial de juros praticados na Zona Euro e nos EUA. A maior economia do mundo regista actualmente a taxa de juro mais baixa de sempre depois de ter sido reduzido o preço do dinheiro para o intervalo entre os 0% e os 0,25%, na passada semana.

Na Zona Euro, o Banco Central Europeu (BCE) cortou, no início do mês, a taxa de referência que se encontra agora nos 2,5%. Se o diferencial já é elevado, a contribuir para os ganhos estão também as expectativas de que a autoridade monetários não efectue muitos mais cortes, depois dos responsáveis do BCE sublinharem que é necessário que a economia reflicta as reduções de juros efectuadas.

Com a diferença de juros entre a Zona Euro e os EUA, os investidores aumentam a procura da divisa única uma vez que o retorno dos investimentos denominados em euros é superior. Com a atractividade a ser superior na Europa, o euro valoriza já que a procura é maior.

A moeda única mantém a tendência positiva também contra a libra continuando próxima da paridade. O euro está a beneficiar das expectativas de um acentuar da deterioração da economia do Reino Unido.

O euro avança 2,12% contra a moeda britânica para negociar nos 0,94976 libras, depois de na semana passada ter tocado nos 0,95570 libras, o valor mais elevado de sempre.




Veja também:

A cotação detalhada e o gráfico interactivo do euro face ao dólar

A evolução dos principais câmbios do euro e do dólar




Ver comentários
Outras Notícias