Notícia
Euro regressa aos ganhos contra o dólar
A moeda única da Zona Euro voltou aos ganhos contra o dólar depois de nas duas últimas sessões ter encerrado em terreno negativo, corrigindo da forte valorização que tem registado nas últimas semanas.
- Assine já 1€/1 mês
- 1
- ...

Contra a moeda da maior economia do mundo, o euro seguia a valorizar 0,57% para os 1,3991 dólares depois de já ter estado a ganhar mais de 1,5%. Nas duas últimas sessões o euro perdeu mais de 3% contra o dólar, a corrigir das fortes valorizações das últimas semanas.
A moeda única está a beneficiar do diferencial de juros praticados na Zona Euro e nos EUA. A maior economia do mundo regista actualmente a taxa de juro mais baixa de sempre depois de ter sido reduzido o preço do dinheiro para o intervalo entre os 0% e os 0,25%, na passada semana.
Na Zona Euro, o Banco Central Europeu (BCE) cortou, no início do mês, a taxa de referência que se encontra agora nos 2,5%. Se o diferencial já é elevado, a contribuir para os ganhos estão também as expectativas de que a autoridade monetários não efectue muitos mais cortes, depois dos responsáveis do BCE sublinharem que é necessário que a economia reflicta as reduções de juros efectuadas.
Com a diferença de juros entre a Zona Euro e os EUA, os investidores aumentam a procura da divisa única uma vez que o retorno dos investimentos denominados em euros é superior. Com a atractividade a ser superior na Europa, o euro valoriza já que a procura é maior.
A moeda única mantém a tendência positiva também contra a libra continuando próxima da paridade. O euro está a beneficiar das expectativas de um acentuar da deterioração da economia do Reino Unido.
O euro avança 2,12% contra a moeda britânica para negociar nos 0,94976 libras, depois de na semana passada ter tocado nos 0,95570 libras, o valor mais elevado de sempre.
Veja também:
A cotação detalhada e o gráfico interactivo do euro face ao dólar
A evolução dos principais câmbios do euro e do dólar