Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Eurogrupo diz que está para breve um acordo sobre segundo pacote de ajuda à Grécia (act.)

Sobre os potenciais apuros de Itália, os ministros das Finanças não se pronunciaram.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro terminou com o anúncio de que estarão “para breve” os detalhes do segundo plano de ajuda à Grécia.

O anúncio foi feito por Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, no final dos trabalhos da reunião onde se estreou Vítor Gaspar.

Olli Rehn, comissário europeu para os Assuntos Económicos, revelou – citado pela Bloomberg - que os ministros das Finanças da Zona Euro vão começar a analisar formas de financiar o segundo pacote de ajuda financeira à Grécia.

“Os ministros das Finanças da Zona Euro estão prontos para tomar mais medidas no sentido de travar o contágio da crise da dívida”. Isto num dia em que bolsas afundaram e juros dispararam devido aos receios de que a crise da dívida nos periféricos da UE se estenda à Itália.

Jean-Claude Juncker confirmou o envolvimento do sector privado na ajuda à Grécia e que o Eurogrupo já está em conversações com os privados nesse sentido. E disse também que os ministros das Finanças da Zona Euro estão a estudar a possibilidade de comprar obrigações gregas nos mercados secundários como uma opção para ajudar o país a honrar o seu encargo da dívida.

Num comunicado emitido em Bruxelas, o Eurogrupo diz “estar pronto para adoptar medidas adicionais destinadas a reforçar a capacidade sistémica da Zona Euro de resistir aos riscos de contágio, incluindo um aumento da flexibilidade e âmbito do FEEF [Fundo Europeu de Estabilização Financeira], o prolongamento das maturidades dos empréstimos e a redução das taxas de juro”.

As novas medidas para o FEEF serão aplicadas a todos os países que receberam ajuda financeira por parte da UE, sublinhou Juncker.

Recorde-se que o FEEF é um mecanismo de financiamento temporário exclusivo para a Zona Euro. O outro mecanismo, Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), engloba os 27 Estados-membros. O FEEF será substituído pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) em 2013.

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Grécia
Outras Notícias