Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Eurogrupo prepara reunião sobre a Grécia antes da cimeira de dia 12 de Fevereiro

Os ministros das Finanças da zona euro devem reunir-se "muito provavelmente" a 11 de Fevereiro, em Bruxelas, na véspera de uma cimeira europeia, para definir uma posição sobre a Grécia, indicaram fontes citadas pelas agências internacionais.

Bloomberg
Lusa 03 de Fevereiro de 2015 às 20:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

É "muito provável" que a reunião extraordinária do Eurogrupo se realize, mas é preciso esperar pela reunião de uma instância preparatória, na próxima quinta-feira, para que haja confirmação, indicou à AFP uma fonte que pediu anonimato.

 

A reunião extraordinária seria a primeira com a participação do novo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que já disse querer apresentar as suas ideias aos restantes ministros da zona euro.

 

Seria também a ocasião para a zona euro definir uma posição sobre a Grécia, que quer renegociar uma dívida que representa 175% do Produto Interno Bruto (PIB). Vários países, como Alemanha, Finlândia, Portugal e Espanha, já mostraram reservas em relação a possíveis cedências a Atenas.

 

No imediato, a zona euro tem de encontrar uma solução sobre o programa europeu de assistência financeira à Grécia, que terminava em Dezembro e foi prolongado até ao final de Fevereiro.

 

"É preciso abordar a questão de forma pragmática. Há um novo governo, eles ganharam (as eleições), têm propostas muito diferentes e é sobre isso que temos de negociar", declarou hoje à televisão holandesa o chefe do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Grécia Produto Interno Bruto Yanis Varoufakis Alemanha Finlândia Portugal Espanha chefe do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem
Mais lidas
Outras Notícias