Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ex-presidente norte-americano Jimmy Carter trava batalha contra o cancro

Jimmy Carter, ex-presidente norte-americano e vencedor do Prémio Nobel da Paz, anunciou em comunicado que tem cancro e que irá receber tratamento na unidade de saúde Emory Healthcare. O democrata, agora com 90 anos, ocupou o cargo de Presidente dos Estados Unidos entre 1977 e 1981.

Bloomberg
Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 13 de Agosto de 2015 às 12:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, anunciou esta quarta-feira, 12 de Agosto, em comunicando, que uma cirurgia recente ao fígado revelou que tem cancro e que a doença já se espalhou para outras partes do seu corpo.

A nota publicada no site da fundação Carter Center dá ainda conta que o democrata, de 90 anos, vai "reorganizar os seus horários" de forma atender os tratamentos na unidade de saúde Emory Healthcare. Na breve nota ficou ainda o aviso de que "um comunicado público mais completo" será emitido "quando os factos sejam conhecidos", talvez "na próxima semana".

Jimmy Carter foi o 39º presidente norte-americano, tendo ocupado o cargo entre 1977 e 1981. Em 2002, o ex-presidente recebeu o Prémio Nobel da Paz "pelas décadas de esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para os conflitos internacionais", pela defesa dos direitos humanos e por "promover o desenvolvimento social e económico".

Escreve a Reuters que a família do ex-presidente tem um historial médico de cancro no pâncreas, tendo sido afectados pela doença o seu pai, as duas irmãs e o irmão mais novo, Billy Carter. Jimmy Carter atribuía ao facto de nunca ter fumado o escapar por tanto tempo à doença.

Num comunicado emitido pela Casa Branca, Barack Obama elogiou a resiliência do ex-presidente e disse que estão todos a "torcer" pela melhoria do seu estado de Saúde. Eric Schultz, porta-voz do Governo, adiantou também que Obama já teve a oportunidade de falar com Carter, a quem desejou "rápidas melhoras".

 

 

Ver comentários
Saber mais Jimmy Carter EUA fundação Carter Center Emory Healthcare Prémio Nobel da Paz Reuters política saúde
Outras Notícias