Economia Excedente comercial na Zona Euro cresce para 20 mil milhões em novembro

Excedente comercial na Zona Euro cresce para 20 mil milhões em novembro

Em Portugal, em novembro, as exportações caíram e as importações aumentaram. Entre janeiro e novembro, o défice da balança comercial foi de 19 mil milhões de euros.
Excedente comercial na Zona Euro cresce para 20 mil milhões em novembro
Miguel Baltazar/Negócios
Ana Batalha Oliveira 15 de janeiro de 2020 às 11:50

As exportações na Zona Euro registaram uma queda em novembro, mas, dada a quebra superior das importações, o excedente comercial nestes países aumentou em novembro comparando com o mesmo mês em 2018, e ficou nos 20,7 mil milhões de euros.

As exportações da Zona Euro em novembro desceram 2,9% para os 197,7 mil milhões de euros, abaixo dos 203,7 mil milhões registados no mês homólogo. Esta quebra é, contudo, menor do que a verificada nas importações: caíram 4,6% para os 177 mil milhões, divulgou o Eurostat.

Desta forma, novembro terminou com um excedente de 20,7 mil milhões de euros, que compara com os 18,2 mil milhões registados no mesmo mês do ano anterior.

Em Portugal, em novembro, as exportações caíram 3,9% enquanto as importações aumentaram 10,6%. Entre janeiro e novembro, a balança comercial registou um défice de 19 mil milhões.

Na soma desde o início do ano, tantos as exportações como as importações veem um aumento. No caso dos bens exportados subiram 2,5% para os 2,2 mil milhões de euros entre janeiro e novembro, enquanto as importações avançaram 1,5% para os 1,956 mil milhões de euros no mesmo período, face aos meses homólogos.

Nos primeiros 11 meses do ano passado, o excedente na Zona Euro ficou, desta forma, nos 203,4 mil milhões.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI