Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Excedente comercial da China atinge recorde de 26,9 mil milhões

O excedente da balança comercial da China disparou para o valor mais elevado de sempre, de 26,9 mil milhões de dólares, no mês de Junho, superando as expectativas dos economistas e indo ao encontro das exigências dos EUA para que o governo chinês permita

Paulo Moutinho 10 de Julho de 2007 às 09:30
  • Partilhar artigo
  • ...

O excedente da balança comercial da China disparou para o valor mais elevado de sempre, de 26,9 mil milhões de dólares, no mês de Junho, superando as expectativas dos economistas e indo ao encontro das exigências dos EUA para que o governo chinês permita uma maior valorização do "yuan".

O diferencial entre o valor das exportações (que aumentaram 27%) e das importações (que cresceram 14% em termos homólogos) resultou num excedente de 26,9 mil milhões de dólares, de acordo com os dados divulgados hoje, citados pela Bloomberg.

Face ao mesmo mês do ano passado, o excedente comercial praticamente duplicou. A média dos 15 economistas consultados pela Bloomberg apontava para um excedente da balança comercial da China na ordem dos 23,8 mil milhões de dólares.

Este indicador vem colocar maior pressão para que o governo chinês permita uma maior valorização do "yuan". Uma moeda mais forte poderá reduzir as tensões da China com os seus maiores parceiros comerciais, como os EUA, e evitar um sobreaquecimento da economia chinesa.

1 euro = 1,3634 dólares

Ver comentários
Outras Notícias