Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Excedente externo melhora em Julho

O saldo da balança das relações económicas com o exterior melhorou em Julho, registando um excedente de 1,4 mil milhões de euros, revelou o Banco de Portugal.

Pedro Elias/Negócios
Rui Peres Jorge rpjorge@negocios.pt 21 de Setembro de 2015 às 13:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • 18
  • ...

O saldo da balança corrente e de capital, que agrega os dados das várias relações económicas do país com o exterior, registou nos primeiros sete meses do ano um excedente de 1,4 mil milhões de euros, um valor melhor que os escassos 214 milhões do primeiro semestre, e que fica quase 400 milhões de euros acima do registado entre Janeiro e Julho de 2014, mostram dados publicados segunda-feira, dia 21 de Setembro.

O aumento do excedente externo nos primeiros sete meses do ano face a 2014 foi permitido por uma melhoria na balança comercial (bens e serviços) de perto de 400 milhões de euros, com as exportações a crescerem mais que as importações. No primeiro semestre a balança comercial registou um excedente de 700 milhões de euros.

Os números do banco central referentes a balança de rendimentos dão conta de uma degradação homóloga do saldo de rendimentos primários (juros, salários e lucros pagos e recebidos do exterior)de 151 milhões de euros para os -2.083 milhões de euros, um valor que reflecte uma quase estabilização face aos -2.051 milhões do primeiro semestre.

Nos primeiros sete meses, o saldo nos rendimentos secundários, de onde se destacam as remessas de emigrantes, melhorou 239 milhões de euros para um excedente de 700 milhões em termos homólogos – uma subida de 200 milhões face ao primeiro semestre de 2015.

A balança de capital, que mede as relações de capital como as transferências com a União Europeia, ficou em Julho um pouco menos positiva nos mesmos sete meses de 2014: 1,3 mil milhões de euros contra os 1.481 milhões, mas ainda assim uma melhoria face ao 1.064 milhões do primeiro semestre.

Ver comentários
Saber mais Balança de Pagamentos Banco de Portugal Saldo externo
Outras Notícias