Economia Exército iraquiano recupera Ramadi ao Estado Islâmico

Exército iraquiano recupera Ramadi ao Estado Islâmico

O exército iraquiano recuperou o controlo de Ramadi, declarando vitória nesta capital de província sobre o autoproclamado Estado Islâmico.
Exército iraquiano recupera Ramadi ao Estado Islâmico
Reuters
Negócios 27 de dezembro de 2015 às 19:29
O exército iraquiano declarou vitória sobre o autoproclamado Estado Islâmico (EI) em Ramadi, capital provincial a Oeste de Bagdade. Este é o primeiro grande triunfo das forças treinadas pelos Estados Unidos.

As agências internacionais revelam que os combatentes do grupo jihadista deixaram Ramadi e que "não há qualquer resistência", disse à agência AFP o porta-voz do exército especial iraquiano, Sabah al Numan, acrescentando que toda a zona vai agora ser vistoriada para a limpar eventuais minas ou explosivos deixados pelo EI antes da entrada das tropas iraquianas.

A captura de Ramadi, capital da província Sunni-Muslim Anbar, no vale do rio Eufrates, foi referida pelos jihadistas como a grande vitória de 2015 em Maio. Tendo cercado a cidade durante várias semanas, os militares iraquianos avançaram na última semana, tendo tomado o complexo administrativo central este domingo, 27 de Dezembro.

"Controlando o complexo significa que os derrotámos em Ramadi", salientou Sabah al-Numani, citado pela Reuters.

Não foi revelado o número de baixas por esta investida. 
 
O Estado Islâmico, também conhecido por ISIS, ISIL ou Daesh, tomou um terço do Iraque em Junho de 2014.

Depois de perder Ramadi, um líder do EI emitiu uma mensagem dizendo que estes revés não enfraqueceram o grupo jihadista. 

O grupo tem estado sob ataque aéreo pela coligação liderada pelos Estados Unidos tanto nas suas posições na Síria como no Iraque. 



pub

Marketing Automation certified by E-GOI