Política Monetária Fed mantém-se "paciente" e não mexe nos juros. Powell não vê razões para mexer nos juros

Fed mantém-se "paciente" e não mexe nos juros. Powell não vê razões para mexer nos juros

A Reserva Federal americana decidiu manter inalterada a taxa de juro de referência, reiterando a sua postura "paciente". O presidente da Fed explicou que não vê razões para mexer nos juros para nenhuma das direções.
Fed mantém-se "paciente" e não mexe nos juros. Powell não vê razões para mexer nos juros
EPA
Sara Antunes 01 de maio de 2019 às 19:12

Foi sem surpresa que a Reserva Federal (Fed) dos EUA anunciou a manutenção da taxa de juro dos EUA no intervalo entre 2,25% e 2,5%.

 

A autoridade liderada por Jerome Powell manteve também o discurso de paciência e não abriu a porta a eventuais alterações na política monetária.

 

A Fed "vai ser paciente sobre futuros ajustes" na taxa de juro, de acordo com o comunicado que foi emitido após a reunião de governadores. A autoridade mantém assim uma postura cautelosa sobre o futuro, numa altura em que os indicadores económicos são dúbios.

 

Por um lado, a economia está a dar sinais de fortalecimento, com o produto interno bruto (PIB) a crescer 3,2% no primeiro trimestre. Por outro lado, os dados da inflação não são tão animadores, com os preços no consumidor a aumentarem 1,5% em março, quando a meta da Fed é de 2%.

 

Ainda assim, os responsáveis da Fed melhoraram ligeiramente a perspetiva para a economia, salientando que "a atividade económica cresceu a um ritmo sólido" ao mesmo tempo que o "mercado de trabalho permanece forte".

Já na conferência de imprensa, que se seguiu à reunião, considerou que a atual política monetária "está apropriada", acrescentando não "ver uma justificação forte para alterar" os juros numa direção ou noutra. Declarações que desapontaram os investidores, uma vez que com esta declaração o cenário de uma descida de juros parece mais afastado. As bolsas dos EUA fecharam mesmo a cair mais de 0,5%.


(Notícia atualizada ás 21:40 com mais informação)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI