Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

FED prepara corte na taxa de juro em 25 pontos base

A Reserva Federal norte-americana deverá, segundo os analistas, cortar hoje 25 pontos à sua principal taxa de juro, com o objectivo de impulsionar a economia dos Estados Unidos.

Duarte Costa 21 de Agosto de 2001 às 12:10
  • Partilhar artigo
  • ...
A Reserva Federal norte-americana deverá, segundo os analistas, cortar hoje 25 pontos à sua principal taxa de juro, com o objectivo de impulsionar a economia dos Estados Unidos.

Os analistas são unânimes quanto à decisão de hoje da Reserva Federal, que deverá reduzir a sua principal taxa de juro para os 3,5%, colocando o custo do dinheiro no valor mais baixo dos últimos sete anos.

Na opinião dos analistas citados pelas agências internacionais, «os sete cortes realizados pelo FED, desde o início do ano, têm tido um efeito mais psicológico», como a confiança nos consumidores que começou a aumentar, depois de ter registado mínimos dos últimos cinco anos nos meses de Fevereiro e Abril.

De acordo com dados preliminares divulgados pelo Departamento de Comércio norte-americano, a maior economia mundial cresceu no segundo trimestre a um ritmo anual de 0,7%, representando o menor crescimento em mais de oito anos.

Contudo, a revisão destes dados, que serão divulgados na próxima semana, poderão indicar que a economia norte-americana registou uma contracção no segundo trimestre, o que não acontecia desde 1993, devido à redução da produção.

Pelo que, segundo os analistas, «o FED irá continuar a cortar as taxas de juro até surgirem sinais claros de melhoria».

A Reserva Federal, que já cortou 250 pontos base à sua principal de juro desde o início do ano, irá reunir-se a partir das 14h00, com o objectivo de definir a política monetário para os Estados Unidos, devendo efectuar o anúncio após as 19h de Lisboa.

Ver comentários
Outras Notícias