Notícia
Fed promete manter juros em mínimo histórico mais dois anos (act)
À ameaça de uma nova recessão na maior economia do mundo, o banco central responde com a promessa de juros perto de zero até, pelo menos, meados de 2013.

A decisão era muito aguardada em Wall Street, dadas das fortes quedas sentidas nos últimos dias, devido aos receios dos investidores que a maior economia do mundo caminha para uma nova recessão.
Com uma taxa de juro perto de zero desde Dezembro de 2008, os Estados Unidos terão assim o preço do dinheiro em mínimos históricos durante cerca de cinco anos. Foi assim esta a ferramenta que a Fed considerou apropriada para combater os receios de que a economia norte-americana caia numa nova recessão.
A decisão não foi contudo unânime, já que três membros da Fed preferiam manter a expressão de que o banco central manteria os juros em níveis mínimos por um “período alargado”
No comunicado que acompanha a decisão, a Fed reconhece que a evolução da economia norte-americana este ano está abaixo do que o banco central tinha antecipado. Além disso, os últimos indicadores “sugerem uma deterioração no mercado de trabalho nos últimos meses e a taxa de desemprego aumentou”.
A Fed espera assim que nos próximos trimestres a economia norte-americana registe um abrandamento no seu crescimento, assinalando que os riscos negativos aumentaram.