Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

FEEF convida institucionais a apresentar ofertas por dívida após cortes de "rating" na Zona Euro

O fundo de resgate da Europa vai leiloar dívida amanhã na primeira operação depois de a Standard & Poor’s ter retirado "rating" máximo da dívida a dois dos países que emitem garantias para o fundo.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 16 de Janeiro de 2012 às 10:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) vai emitir dívida no valor de 1,5 mil milhões de euros e convidou, hoje, os investidores institucionais a apresentarem ofertas por obrigações no valor de 1,5 mil milhões de euros, segundo a Bloomberg que cita o banco central alemão, Bundesbank.

O leilão irá decorrer entre entre as sete e as 11 horas em Lisboa.

O FEEF vai receber ofertas dos investidores pelas suas obrigações, pela primeira vez depois de a Standard & Poor’s ter retirado o "rating" máximo à dívida de França e da Áustria.

Uma decisão que põe em risco a notação de crédito que a Standard & Poor’s atribui ao próprio fundo de resgate, em particular dado que a agência de notação também está a reavaliar a sua classificação de crédito para o fundo.

É que a dívida do FEEF é garantida pelos países da Zona Euro e é a elevada qualidade de crédito da dívida destes países que assegura a qualidade de crédito do FEEF.

Na ronda de revisões de "rating" em que retirou o "AAA" a França, a Standard & Poor’s também cortou a sua classificação da dívida portuguesa, sendo a última das três principais agência a atribuir à dívida portuguesa numa classificação considerada "especulativa" (também conhecida como "lixo").

Decisões que poderão fazer com a Standard & Poor’s seja a primeira agência de notação a reduzir o "rating" de "AAA" do FEEF, aumentando os custos de financiamento do fundo de resgate da Zona Euro, que conta com 440 mil milhões de euros da UE graças às garantias dos países da união monetária.
Ver comentários
Saber mais Europa crescimento FEEF dívida juro leilão obrigações obrigação
Outras Notícias