Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ferreira Leite alerta para possibilidade de nova classe de pobres sem recuperação

A antiga ministra Manuela Ferreira Leite alertou hoje que é preciso ter cuidado quando se alteram as regras da Segurança Social, porque há o risco de se criar uma nova classe de pobres sem capacidade para recuperar.

Lusa 17 de Maio de 2012 às 21:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...
Numa intervenção na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) sobre o tema "Que arquitectura para um novo modelo de Estado social?", a antiga ministra das Finanças sublinhou a importância do contrato estabelecido entre os cidadãos e o Estado para garantia das reformas.

"Tudo o que seja alterar ou violar, não cumprir este contrato, é algo que é extremamente delicado, direi que de alguma forma perigoso e que se tem que levar a que não haja uma definitiva quebra de confiança entre os cidadãos e o Estado", frisou a também ex-presidente do PSD.

Ferreira Leite repetiu diversas vezes ser "absolutamente necessário" que a questão da Segurança Social seja tratada com "o máximo dos cuidados", porque há o risco de se criar "uma nova classe de pobres que são os pobres sem capacidade para recuperar", algo que pode "fazer perder a confiança entre as pessoas".

"O Estado arroga-se o direito de definir o montante a que as pessoas têm direito, quando não se arrogou a esse direito quando cobrou as poupanças das pessoas que fizeram os descontos em nome de uma futura recompensa por essas aplicações", disse, perante um painel que incluía outros ex-ministros das Finanças, como Bagão Félix e Campos e Cunha, além de Miguel Cadilhe estar entre o público.

A antiga ministra salientou que não há receitas genéricas que possam resolver os problemas de todos os países e lamentou que a família, enquanto instituição, esteja a ser afectada pela actual crise económica e financeira, em particular pelo desemprego.

Ver comentários
Saber mais Ferreira Leite
Mais lidas
Outras Notícias