Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Filipe de Botton: "Portugal é um país sem rumo" e "sem estratégia"

A alteração prevista pelo Governo para a TSU "é um erro", "não é minimamente adequada e não é ela com certeza que vai resolver as questões" prioritárias do País, segundo o CEO da Logoplaste

Isabel Aveiro ia@negocios.pt 18 de Setembro de 2012 às 16:22
  • Partilhar artigo
  • 34
  • ...
“Qual é o rumo? Não faço ideia da estratégia do País. O que se pretende para Portugal? Não há uma indicação. Não se entende Portugal. Portugal é um país sem rumo”. Foram sobretudo estas dúvidas que o gestor Filipe de Botton, presidente executivo da Logoplaste apresentou esta terça-feira numa conferência promovida pela ATKearney sobre “competitividade e crescimento de Portugal”.

O gestor tem contudo uma certeza: as alterações previstas na Taxa Social Única (TSU) – que implica redução de mais de cinco pontos percentuais para empregadores e aumento de sete pontos percentuais para trabalhadores – “não é minimamente adequada e não ela com certeza que vai resolver a questão”. Alterar a TSU “foi de facto um erro.” Falta saber “como é que se vai readequar” a medida anunciada pelo Governo liderado por Passos Coelho. “Tem que haver austeridade, mas não tem que haver só austeridade”.

Numa análise rápida aos gastos das empresas portuguesas versus o resto da Europa – incluindo energia, Segurança Social, IRC e custos laborais – o CEO da Logoplaste destaca a primeira: “é um absurdo o que estamos [as empresas] a pagar” em termos energéticos no País. Já sobre os custos laborais, “só a Ucrânia tem um custo laboral mais barato” quando se fala de trabalhadores “chão de fábrica” (designação para denominar trabalhadores indústria não qualificado, cujos rendimentos estão posicionados nos escalões mais baixos).

E neste campo, o Brasil é mais caro do que Portugal, conclui também a análise de Filipe de Botton. “Está a olhar-se mais para a árvore do que para a floresta” – a “TSU talvez não seja o mais importante”, sugeriu a uma plateia maioritariamente composta por gestores de empresas privadas.

Ver comentários
Saber mais Botton Logoplaste Crise Portugal Economia TSU
Outras Notícias