Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Finanças assumem afluência às repartições, mas dizem que os sistemas estão a dar resposta

As repartições de Finanças têm, por estes dias, tido uma afluência grande de contribuintes, com várias a registar filas para resolução de problemas. Mas o Ministério das Finanças diz que "o sistema está operacional" e não vê razão para mudar prazos. 85% das divergências no IRS estão resolvidas.

Miguel Baltazar
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

Várias repartições de finanças têm registado filas para que os contribuintes possam resolver os problemas com a Autoridade Tributária. O Ministério das Finanças assume existir essa afluência, mas garante que o sistema está a dar resposta.

 

Fonte oficial garantiu ao Negócios que "os sistemas estão operacionais e a dar resposta". 

 

E avança que já foram regularizados 1,5 milhões de liquidações de imposto único de circulação (IUC ou selo do carro) de anos anteriores.

 

As Finanças avançam, ainda, ao Negócios que já foram emitidas mais de cinco mil certificações RABC (rendimento anual bruto corrigido) para efeitos de contratos de arrendamento.


E que em termos de divergências em sede de IRS, no âmbito das quais foram chamados pelo menos 160 mil contribuintes,o ministério das Finanças garante que 85% do total de contribuintes chamados já têm a situação regularizada. Fonte oficial diz não estar prevista qualquer alteração das notificados para regularização das divergências. 


No caso do IUC, a afluência de contribuintes nas repartições para regularizar situações de anos anteriores no mês passado levou o Fisco a alargar de 15 para 25 dias o prazo legal existente para audição prévia dos contribuintes com o imposto em dívida, devido ao congestionamento que as repartições estavam a registar.

Ver comentários
Outras Notícias