Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Financiamento dos bancos irlandeses junto do BCE atinge 119,1 mil milhões

Os empréstimos das instituições financeiras irlandesas junto do Banco Central Europeu (BCE) aumentaram 25% no mês terminado a 24 de Setembro, adiantou o banco central da Irlanda.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 11 de Outubro de 2010 às 10:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O financiamento das instituições irlandesas junto do BCE subiu para 119,1 mil milhões de euros, face aos 95,1 mil milhões no final de Agosto, segundo as estatísticas divulgadas no site do banco central irlandês.

Os bancos irlandeses têm vindo a tornar-se mais dependentes do BCE, depois do governo ter nacionalizado o Anglo Irish Bank no ano passado e ter adiantado que o custo dos resgates à banca poderá atingir os 50 mil milhões de euros.

Os problemas no sistema financeiro do país têm levado a um aumento dos custos de financiamento da Irlanda nos mercados do crédito, com os investidores a cobrarem juros mais elevados para comprar dívida irlandesa, num momento em que aumentam os receios que o país não consiga cumprir os seus re-financiamentos de dívida.

No final do mês passado, o ministro das Finanças, Brian Lenihan, afirmou que o governo vai tomar uma posição maioritária no Allied Irish Banks, o segundo maior banco da Irlanda.

O “rating” da Irlanda poderá ser cortado esta semana pela agência de notação financeira Moody’s, avisou a entidade. Na passada quarta-feira, a Fitch reduziu a avaliação atribuída ao crédito irlandês de “AA-” para “A+”, devido ao “excepcional” custo com o resgate do sector financeiro.

Ver comentários
Outras Notícias