A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch confirma rating da Alemanha mas alerta para riscos da crise europeia

A agência de notação financeira confirmou hoje o rating da dívida alemã no nível máximo de AAA. Ainda assim, a Fitch alerta para os riscos sistémicos da crise financeira na Zona Euro.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 15:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A Fitch confirmou o rating da dívida alemã em AAA, o nível máximo atribuído pela agência. E explica que esta avaliação reflecte "o desempenho robusto da economia alemã durante os últimos dois anos".

O país, prossegue a Fitch, tem registado um "forte" crescimento do produto interno bruto (PIB), a taxa de desemprego tem mantido uma tendência decrescente devido, em parte, às reformas estruturais realizadas.

Ainda assim, a agência não deixa de alertar para os riscos sistémicos da crise económica e financeira que se vive na Zona Euro.

De facto, os últimos dados referentes à economia alemã confirmam que o país começa a ser penalizado pelo agravamento da crise nas economias do Sul.

Hoje foi conhecido que a produção industrial na Alemanha deslizou 0,9% em Junho face ao mês anterior, período em que tinha avançado 1,7%, anunciou hoje o Ministério da Economia, citado pela Bloomberg.

Já as encomendas à indústria - dado revelado ontem - registaram, em Junho, uma queda mensal de 1,7%, o dobro da queda prevista pelos economistas contactados pela Bloomberg.

"A Alemanha não pode escapar à crise e isso pode ser comprovado pela deterioração consistente nos últimos dados" afirmou à Bloomberg Nick Kounis, economista chefe do ABN Amro em Amsterdão, que afasta o cenário de recessão: "Ao mesmo tempo, o país não irá cair numa grande recessão. Será antes um longo período de crescimento baixo".

O banco central alemão estima que a economia germânica cresça 1% este ano. A Comissão Europeia, alinhada com o BCE, aponta para uma recessão de 0,3% na Zona Euro.
Ver comentários
Saber mais Alemanha Fitch rating da dívida Zona Euro
Outras Notícias