Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch: Economia grega está a reequilibrar-se

A Grécia cumpriu a meta estabelecida para o défice de 2012 e está também a corrigir os seus desequilíbrios externos. Mas a dinâmica da dívida pública permanece próxima de uma rota de insustentabilidade e a economia padece ainda de vários estrangulamentos, analisa a agência de “rating” Fitch.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 05 de Fevereiro de 2013 às 19:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Grécia atingiu a meta orçamental para 2012, ao conseguir reduzir o défice para 6,6% do PIB, e registou inclusive um pequeno excedente primário, não obstante a recessão se ter revelado mais cavada do que o previsto.

 

São dados “de um progresso contínuo na redução do défice orçamental que, juntamente com uma evolução comparável no saldo da conta corrente, indicam que a economia grega está a reequilibrar-se”, escreve a Fitch, num relatório divulgado esta terça-feira sobre a Grécia.

 

Os desafios que persistem são, no entanto, enormes. A economia persistirá em recessão (contracção de 4% é a previsão da agência de rating), a dinâmica da dívida pública, depois do “perdão” privado e da renegociação recente dos seus termos, continua próxima de uma rota de insustentabilidade, deixando adivinhar a possibilidade de uma nova reestruturação.

Motivos que levam a Fitch recomendar “reformas estruturais mais profundas, incluindo a conclusão da reestruturação do sector financeiro e privatizações para repor a economia grega num caminho de crescimento sustentável”.

Ver comentários
Saber mais Grécia Fitch economia Europa
Outras Notícias