Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

FMI firma acordo com Indonésia para empréstimo de 437,4 milhões

A Indonésia assinou um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) visando a concessão de um financiamento de 400 milhões de dólares (437,4 milhões de euros ou 87,69 milhões de contos), após...

João Mata 27 de Agosto de 2001 às 09:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Indonésia assinou um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) visando a concessão de um financiamento de 400 milhões de dólares (437,4 milhões de euros ou 87,69 milhões de contos), após um atraso de nove meses, anunciou hoje o Governo indonésio.

O empréstimo, conseguido após a deslocação de uma delegação do FMI à Indonésia, terá ainda de ser ratificado pelo conselho de directores daquele organismo, o que deverá acontecer nas próximas duas semanas, pondo termo a negociações que se desenrolaram desde o final do ano passado.

De acordo com o Governo indonésio, este financiamento será utilizado para reforçar as reservas em moeda estrangeira da Indonésia, não estando prevista a sua utilização para pagar parte do défice daquele país.

No entanto, este empréstimo deverá ajudar o Executivo Indonésio, liderado por Megawati Soekarnoputri, a renegociar a data de pagamento de dívidas contraídas pela Indonésia, no valor de 2,8 mil milhões de dólares (3,06 mil milhões de euros ou 613,47 milhões de contos), cujo prazo de pagamento expira ainda este ano.

Como base para a negociação do referido financiamento, o FMI e o Governo indonésio tomaram como boa uma previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) da Indonésia entre os 3% e os 3,5% no corrente ano.

As estimativas iniciais do Executivo indonésio apontavam para um aumento da economia na ordem dos 4,5% este ano, números que foram revistos em baixa para os 3,5% no passado mês de Julho.

Ver comentários
Outras Notícias