Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Forte dispositivo policial no terceiro dia de tensão no centro de Madrid

Pelo terceiro dia consecutivo são esperados nas ruas milhares de pessoas, no que está a ser visto como um reacender significativo dos protestos que marcaram os passados meses de Maio e Junho.

Lusa 04 de Agosto de 2011 às 12:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Um forte dispositivo policial está já colocado em redor da Puerta del Sol, no centro de Madrid, horas antes da manifestação convocada pelos "indignados" do "movimento 15-M" que contestam a "limpeza" do local pelas autoridades.

Pelo terceiro dia consecutivo são esperados nas ruas milhares de pessoas, no que está a ser visto como um reacender significativo dos protestos que marcaram os passados meses de Maio e Junho.

Os "indignados" contestam a decisão das autoridades de terem retirado, no início da semana, os últimos manifestantes -- e o ponto de informação -- que ainda se encontravam na Puerta del Sol.

Uma medida tomada pela Delegação do Governo e pela autarquia que não querem mais 'acampadas' no centro da cidade mas que os manifestantes interpretam como preparativos para a visita a Madrid do papa Bento XVI, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude.

A Puerta del Sol é um dos pontos incluídos na viagem pelo centro que Bento XVI efectuará, e o local também faz parte do percurso da "Via Crucis", que será organizada durante a visita.

Desde a retirada dos últimos manifestantes no Sol que os "indignados" e a polícia se têm visto envolvidos num "jogo do gato e do rato", com manifestações e concentrações tanto na Praça Mayor (próximo da Puerta do Sol) como, na noite de quarta-feira e madrugada de hoje na Gran Via, uma das principais avenidas da cidade.

Um forte cordão policial impede os manifestantes de chegarem à Puerta del Sol pelo que já se realizaram duas assembleias e várias manifestações em forma de protesto.

Hoje de manhã, esse dispositivo está de novo instalado com agentes e carrinhas policiais nas ruas principais de acesso à Puerta del Sol, onde nos últimos dias têm chegado a exigir a identificação a quem pretendia entrar no espaço.

Para as 12:00 de hoje (11:00 em Lisboa) está convocada uma nova manifestação que deverá percorrer as ruas entre a Praça do Oriente e a Puerta del Sol.

Na madrugada de hoje cerca de 1.500 "indignados" obrigaram ao corte do trânsito em parte da Gran Via, numa assembleia que acabou sem conclusões, mas durante a qual foram debatidas novas formas de protesto.

Ver comentários
Saber mais Madrid movimento 15-M Puerta del Sol
Outras Notícias