Notícia
Fotogaleria: Europa debate ajuda a Portugal
Dois dias após Portugal ter confirmado que ia recorrer à ajuda externa, os ministros das finanças da Zona Euro reuniram-se em Budapeste. Portugal esteve no centro da reunião. As primeiras previsões indicam que o País deve previsar de 80 mil milhões de euros. Veja aqui as fotos.

Portugal centrou atenções nesta reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, que decorreu em Budapeste.

Portugal deverá receber uma ajuda de 80 mil milhões de euros. Esta estimativa é ainda inicial, afirmou Teixeira dos Santos.


Jean-Claude Juncker revelou que as negociações com Portugal vão começar "imediatamente" e que o plano de ajustamento vai ser adoptado em meados do próximo mês de Maio.

O primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Ecofin afirmou ainda que as medidas que Bruxelas vai impor a Portugal, no âmbito da ajuda externa, vão ser mais duras que as medidas que estavam previstas no PEC IV, chumbado pela Assembleia da República no passado dia 23 de Março.

Jean-Claude Trichet, presidente do banco central da Zona Euro, negou que o BCE tenha forçado os bancos portugueses a diminuírem a exposição ao Estado. "Não forçámos os bancos portugueses a fazerem nada", garantiu o responsável do BCE.







