Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

França convoca Conselho de Defesa de emergência após detenção de Abdeslam

"Foram detidos três suspeitos" de terrorismo, entre os quais Salah Abdeslam, afirmou o primeiro-ministro belga, Charles Michel, em conferência de imprensa. Hollande diz que França vai pedir rapidamente a sua extradição. E já convocou um Conselho de Defesa.

Negócios 18 de Março de 2016 às 19:58
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Salah Abdeslam, o cidadão belga de origem franco-marroquina que se suspeita ter participado e estado por detrás dos atentados de 13 de Novembro em Paris, foi detido pela polícia belga na tarde desta sexta-feira, 18 de Março, numa operação levada a cabo em Molenbeek, arredores da cidade de Bruxelas.


A detenção de Abdeslam, 26 anos, foi confirmada pelas 16:30 de Lisboa, pela procuradoria belga, depois de ter sido avançada primeiro por meios locais, como a televisão RTBF.


O presidente francês, François Hollande, que estava em Bruxelas a marcar presença no Conselho Europeu, saiu da reunião, bem como Charles Michel – para acompanharem em directo as operações no gabinete do primeiro-ministro belga.


Em conferência de imprensa conjunta, Hollande e Michel congratularam-se com este desfecho, após quatro meses de "caça ao homem".


Abdeslam resistiu à ordem de detenção e acabou por ser atingido num joelho. Entretanto, os meios de comunicação social foram dando conta de algumas explosões e de mais movimentações da polícia, operações que se saldaram na captura destes três suspeitos. Mais tarde, as informações foram actualizadas pelas autoridades belgas, que deram conta de terem sido capturados cinco suspeitos nesta operação de sexta-feira.


Hollande afirmou, na conferência de imprensa, citado pelo Le Figaro, que as autoridades francesas vão formular rapidamente um pedido de extradição do suspeito de terrorismo para que Abdeslam seja interrogado e julgado em França.


O Presidente francês anunciou ainda que já foi convocado para este sábado, 19 de Março, um Conselho de Defesa, a ter lugar no Eliseu.


Ver comentários
Saber mais Salah Abdeslam François Hollande Conselho Europeu Charles Michel política
Outras Notícias