Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Futuros de ouro atingem novo máximo histórico ao ultrapassar 1.600 dólares por onça

O metal precioso está a apreciar com os investidores a procurarem refúgio dos riscos relacionados com elevado endividamento dos EUA e da Europa.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 18 de Julho de 2011 às 08:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os futuros de ouro para entrega em Agosto chegaram a negociar no máximo histórico de 1.600 dólares por onça. O metal precioso chegou a apreciar 0,69% para 1601,00 dólares e segue agora a subir 0,42% para 1.596,70 dólares por onça.

Já o ouro “spot”, ou seja, o ouro para entrega imediata avançava 0,3%, esta manhã, para 1.598,60 dólares na décima primeira sessão consecutiva de ganhos. Com a subida de hoje, o metal fixa a maior série de valorizações desde 8 de Julho de 1980.

A impulsionar a procura do metal que serve de reserva de valor está a aversão dos investidores a activos de risco. Isto numa altura em que a Itália se juntou aos países do euro que sofrem maior pressão sobre a sua dívida e em que os Estados Unidos vêem a dimensão da sua dívida aproximar-se do limite legal.

“A situação na Zona Euro bem como a proliferação do problema do tecto de dívida nos Estados Unidos continua a constituir um foco muito forte” de preocupações para os investidores, disse o analista de matérias-primas, Ben Westmore, à Bloomberg.

Barack Obama tem tentado levar os membros do congresso norte-americano a autorizarem o aumento do limite de dívida pública norte-americana, num acordo que englobará decisões relativas à redução da despesa pública no país e que terá de estar pronto até ao dia 2 de Agosto. O falhanço destas negociações pode levar o país a entrar em incumprimento.

O antigo secretário do Tesouro, Larry Summers, disse à CNN que o falhanço do cumprimento das suas obrigações de pagamento da dívida pelos Estados Unidos iria provocar o pânico nos mercados financeiros, fazendo a falência do Lehman Brothers em 2008 “parecer um evento muito pequeno”.

Ver comentários
Saber mais ouro matérias-prima reserva valor metal
Mais lidas
Outras Notícias