Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo alemão vende 3,3% da Deutsche Telekom por 1,6 mil milhões

O Governo alemão anunciou hoje a venda de 138,3 milhões de acções da Deutsche Telekom, a maior companhia telefónica da Europa, no valor de 1,6 mil milhões de euros, que lhe permitirá estancar a derrapagem orçamental e tentar fazer com que o défice orçamen

Negócios 20 de Dezembro de 2004 às 13:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Governo alemão anunciou hoje a venda de 138,3 milhões de acções da Deutsche Telekom, a maior companhia telefónica da Europa, no valor de 1,6 mil milhões de euros, que lhe permitirá estancar a derrapagem orçamental e tentar fazer com que o défice orçamental este ano recue para o equivalente a 3,75% do PIB – um valor, ainda assim, superior ao limite de 3% estabelecido no Pacto de Estabilidade do euro que a Alemanha viola desde 2002.

A transacção, feita com um banco de desenvolvimento pertencente ao KfW, grupo financeiro propriedade do Estado alemão, «irá ajudar-nos a manter o endividamento este ano dentro do limite previsto de 43,5 mil milhões de euros», disse Walter Schoeler, o porta-voz parlamentar para os Assuntos Económicos do SPD, partido que lidera a coligação governamental alemã.

O ministro alemão das Finanças, Hans Eichel, admite que as finanças públicas do país estão «num estado dramático». As receitas fiscais este ano deverão ficar 1,2% abaixo das colectadas em 2004.

Antes da venda de ontem, que incidiu sobre 3,3% do capital da empresa, o Estado alemão detinha directamente 26% do capital da Deustche Telekom e outros 12% através do KfW que, em Outubro, havia vendido a investidores três mil milhões de euros de acções, na maior operação de privatização dos últimos quatro anos. O ministro das Finanças tem dado indicações de que o Estado irá desfazer-se até 2006 das posições que detém na Deustche Telekom e na Deustche Post.

Outras Notícias