Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo alemão aprova imposto sobre bancos

O governo alemão aprovou hoje uma proposta legislativa com vista à criação do polémico imposto sobre os lucros da banca. As receitas do imposto servirão para financiar um fundo para cobrir os custos de eventuais resgates no sistema financeiro.

Negócios com Lusa 25 de Agosto de 2010 às 12:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
A criação deste imposto deverá gerar receitas de cerca de mil milhões de euros por ano. A legislação deverá ser aprovada pelo parlamento alemão até ao final do ano.

A Alemanha é o primeiro país a dar passos concretos na implementação deste imposto bancário, uma decisão que a chanceler Angela Merkel impôs depois de o Estado federal ter sido forçado a resgatar o Hypo Real Estate, numa operação que envolveu mais de 100 mil milhões de euros em garantias públicas.

Berlim quer que outros países sigam o seu exemplo para que os bancos alemães não fiquem em desvantagem perante os concorrentes estrangeiros. A ideia foi levada à cimeira do G20, no Canadá, mas até ao momento apenas a França manifestou intenção de avançar para um imposto semelhante, embora muitos outros países, incluindo Portugal, não fechem a porta.

A Comissão Europeia, por seu lado, propôs, ainda em Junho, que todos os países da União criem fundos de resgate, que funcionariam em “rede” com idênticos parâmetros e critérios.
Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias