Economia Governo: Cargo de Moreira da Silva na OCDE é de "extrema importância"

Governo: Cargo de Moreira da Silva na OCDE é de "extrema importância"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros congratulou o antigo ministro do Ambiente por ter sido nomeado para a OCDE.
Governo: Cargo de Moreira da Silva na OCDE é de "extrema importância"
Miguel Baltazar
André Cabrita-Mendes 19 de outubro de 2016 às 16:19
O Governo deu os parabéns a Jorge Moreira da Silva por ter sido nomeado para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros congratula-se com a eleição de Jorge Moreira da Silva para o cargo de director da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, uma posição cimeira na Organização e de extrema importância e visibilidade na área da cooperação internacional para o desenvolvimento", pode-se ler no comunicado divulgado esta quarta-feira, 19 de Outubro. 

O Palácio das Necessidades deixa vários elogios ao deputado, considerando que a sua escolha para o cargo "é o justo reconhecimento de um relevante percurso profissional em assuntos relacionados com o desenvolvimento e o ambiente, bem como do seu inegável mérito e capacidades pessoais".

"É a primeira vez que um nacional português ocupa um lugar de relevo nesta estrutura do secretariado da OCDE", destaca a tutela de Augusto Santos Silva.

Moreira da Silva, por seu turno, na sua carta de despedida de Portugal, também agradeceu o "apoio dado" pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros à sua candidatura, apesar de ter sido feita em nome individual. O actual deputado do PSD deixa o Parlamento no final de Outubro para iniciar funções em Novembro.

Já o Governo também aborda o cargo em si, e sublinha que a "Direcção de Cooperação para o Desenvolvimento é fundamental no apoio ao trabalho do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD-OCDE), avaliando as políticas e promovendo a adopção das que se configuram mais eficazes na execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

"Assumindo também um papel determinante na recolha e análise de dados estatísticos sobre o financiamento do desenvolvimento, o CAD tem sido essencial para forjar os principais compromissos internacionais em matéria de desenvolvimento, trabalhando estreitamente com as Nações Unidas, o Banco Mundial, o FMI e os principais doadores mundiais", conclui.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI