Economia Governo da Madeira pede reforço do apoio à região devido aos fogos

Governo da Madeira pede reforço do apoio à região devido aos fogos

O governo da Região Autónoma da Madeira vai solicitar reforço do financiamento ao arquipélago, para fazer faze às perdas causadas pelos fogos que há dois dias assolam a ilha.
Governo da Madeira pede reforço do apoio à região devido aos fogos
Gregório Cunha/Correio da Manhã
Negócios 10 de agosto de 2016 às 14:45

O executivo madeirense vai pedir ao Estado o reforço de um financiamento à Região Autónoma, ao abrigo da Lei de Finanças Regionais, para cobrir prejuízos e necessidades, anunciou esta quarta-feira Rubina Leal, porta-voz do Governo de Miguel Albuquerque (na foto), no Funchal, após o conselho do governo madeirense, extraordinário, realizado durante a manhã.

 

Segundo o "site" Funchal Notícias, durante a conferência de imprensa realizada esta quarta-feira Rubina Leal, secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, salientou que os incêndios dos últimos dois dias causaram "avultados prejuízos", pelo que o Executivo accionou todos os mecanismos de apoio à população.

 

A etapa que se segue, reiterou a governante regional, é a de "reconstrução". Neste sentido a estratégia do executivo tem agora como objectivo "mandatar a secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais para proceder ao levantamento das necessidades imediatas da população, nomeadamente ao nível da saúde e apoio social", adianta o site.

 

O governo madeirense vai "solicitar, para fazer face às despesas, o apoio do Estado ao abrigo do número 5 do artigo 8º, da Lei das Finanças da RAM [Região Autónoma da Madeira]".

 

Caberá à Secretaria da Inclusão apresentar "a inventariação dos prejuízos e das necessidades, em articulação com as demais Secretarias" e ao Secretário das Finanças a "afectação das verbas necessárias a cobrir os prejuízos".

 

O governo regional liderado por Miguel Albuquerque expressou ainda um voto de pesar "aos familiares das vítimas que sucumbiram nesta tragédia" e um louvor às "forças de segurança e população em geral nos esforços incansáveis de combate aos incêndios", salientando "o espírito de resiliência de todos perante o infortúnio".

 

Uma palavra de agradecimento "extensível aos Governos da República e Açores na ajuda prontamente disponibilizada à Madeira para o combate aos sinistros", acrescenta a mesma fonte.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI