Notícia
Governo espanhol baixa IVA na compra de casas novas e corta custos com saúde
A redução do IVA é uma medida temporária e tem como objectivo escoar o "stock" existente e reavivar o sector. Em conselho de ministros, o Executivo espanhol modificou ainda o pagamento do imposto sobre as empresas que facturem mais de 20 milhões de euros por ano.
- 2
- ...

Segundo a mesma fonte, o porta-voz do Governo, José Blanco, anunciou também uma medida excepcional e temporária: a redução do IVA de 8% para 4% na aquisição de casas novas e que estará em vigor até dia 31 de Dezembro.
Como exemplo, José Blanco explicou que na compra de uma casa de 200 mil euros, reduz-se o valor a pagar em impostos de 16 para 8 mil euros.
Segundo o "Cinco Dias", quanto à alteração do imposto sobre as empresas, apenas afectará as maiores. Aquelas que facturem mais de 20 milhões de euros anuais.
Quanto ao corte de gastos na saúde, irão reduzir 15% nos medicamentos que tenham uma patente de mais de 10 anos e não contem com um genérico no mercado. "Trata-se de melhorar a gestão dos gastos", explicou Blanco citado pelo jornal espanhol.