Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo garante 270 milhões com nova CES

A "recalibragem" da contribuição extraordinária de solidariedade (CES) - que o Governo anunciou como medida transitória para compensar com o chumbo do Tribunal Constitucional (TC) à convergência das pensões da CGA com o privado - deverá garantir aos cofres do Estado cerca de 270 milhões de euros do buraco orçamental de 388 milhões de euros que será necessário acomodar, noticia o Diário Económico.

Reuters
Negócios 08 de Janeiro de 2014 às 08:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Os pensionistas contribuirão assim com a fatia de leão, a que se somam mais 120 milhões de euros decorrentes do novo aumento das contribuições de funcionários públicos e pensionistas para a ADSE, cuja taxa deverá subir dos actuais 2,5% para um desconto acima dos 3%.

 

Os pensionistas pagam 70% dos 390 milhões do plano B, enquanto a mexida na ADSE vale o resto.

 

Os pormenores destas medidas ainda não são conhecidos. O Governo revelou na semana passada que ia implementar medidas transitórias para poder compensar o chumbo do Tribunal Constitucional sobre a convergência de pensões da CGA. 

 

O ministro da Presidência, Marques Guedes, adiantou que os pormenores referentes as estas medidas deverão ser conhecidos em breve, sem adiantar mais informação.

Ver comentários
Saber mais reformados pensionistas CES Tribunal Constitucional Orçamento do Estado
Outras Notícias