Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novo embaixador português em Havana, um dia depois de Cuba e EUA reabrirem embaixadas

Luís Filipe Melo e Faro Ramos substitui Fernando António Alberty Tavares de Carvalho no cargo de Embaixador de Portugal em Havana. Esta alteração acontece um dia depois dos EUA e Cuba terem aberto as respectivas embaixadas, materializando o reatar de relações diplomáticas entre os dois países.

Desmond Boylan/Reuters
Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 21 de Julho de 2015 às 12:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Foi publicada esta terça-feira, 21 de Julho, em Diário da República, a exoneração de Fernando António Alberty Tavares de Carvalho do cargo de Embaixador de Portugal em Havana, sendo substituído na função por Luís Filipe Melo e Faro Ramos.

Esta alteração na representação diplomática de Portugal em Cuba acontece após o reatar das relações diplomáticas entre os EUA e o país liderado por Raul Castro, um momento histórico depois de 54 anos de costas voltadas.

A abertura das respectivas embaixadas em Washington e Havana, que teve lugar esta segunda feira, 20 de Julho, coincide com a nomeação do novo Embaixador de Portugal em Cuba.

O reatar de relações entre os EUA e Cuba permitirá aos respectivos diplomatas circular livremente em todo o território, sem necessidade de autorização dos governos, e deverá contribuir para o intensificar das relações comerciais entre os dois países.

Raul Castro considerou que se iniciou ontem, 20 de Julho, "uma nova etapa, longa e complexa, no caminho para a normalização das relações" e salientou que será necessária "vontade para encontrar soluções para os problemas que se acumularam ao longo de cinco décadas".

Ver comentários
Saber mais Diário da República Fernando António Alberty Tavares de Carvalho Embaixador de Portugal Luís Filipe Melo Faro Ramos Portugal Cuba Washington EUA Raul Castro política diplomacia
Outras Notícias