Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia: Acordo com sector privado sobre dívida "no final da próxima semana"

Atenas está a negociar com as instituições privadas o perdão voluntário de cerca de 100 mil milhões de euros da sua dívida pública, que no total ultrapassa os 350 mil milhões de euros.

Lusa 12 de Janeiro de 2012 às 21:16
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
A Grécia poderá definir "no final da próxima semana" o esquema financeiro "para um acordo com o sector privado" relacionado com o perdão de parte da sua dívida, anunciou hoje em Atenas um alto responsável do Ministério das Finanças.

"As negociações estão totalmente nos eixos. Estamos a aproveitar o actual ambiente. Até ao fim da próxima semana poderemos obter o esquema financeiro final para um acordo com o sector privado, e até ao início de Fevereiro o lançamento da "oferta oficial" que será feita aos bancos, disse o mesmo responsável às agências noticiosas internacionais.

O governo grego responde assim à impaciência do Instituto da Finança Internacional (IIF, o lóbi bancário mundial IIF com sede em Washington), para quem o "tempo já começou a contar" para que seja garantida a reestruturação e o reescalonamento da enorme dívida grega.

O patrão do IIF, Charles Dallara, reuniu-se hoje na capital grega com o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, e o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, para tentar solucionar uma questão que envolve o executivo e os credores privados, e que permitirá evitar o não pagamento da prestação internacional prevista para Março.

A Grécia está a negociar com as instituições privadas o perdão voluntário de cerca de 100 mil milhões de euros da sua dívida pública, que no total ultrapassa os 350 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Grécia privados dívida
Outras Notícias