Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia garante que redução do défice está controlada

A redução do défice orçamental grego está a superar as previsões do próprio Governo. Nos últimos dois meses houve uma travagem na redução, mas as Finanças garantem que os objectivos traçados para este ano serão cumpridos.

Ana Catarina Gonçalves 10 de Setembro de 2010 às 12:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O Ministério das Finanças grego, em comunicado divulgado hoje, afirmou que a redução do seu défice está a seguir o ritmo pretendido. De acordo com o comunicado, “a redução de 32,2% no défice de Janeiro a Agosto excede o alvo de 26,5% no programa para o mesmo período”.

O défice da Grécia nos primeiros oito meses do ano ascende aos 14,49 mil milhões de euros, valor que compara com um défice de 21,38 mil milhões de euros em termos homólogos. Neste sentido, registou uma queda de 32,3% face ao ano passado, quando o Governo projectava uma redução de 26,5%.

Apesar de um abrandamento da redução do défice nos últimos dois meses o Ministério das Finanças, liderado por George Papaconstantinou (na foto), mantém a meta de diminuição de 39,5% até ao final do ano. O abrandamento deve-se à acumulação de pagamentos de juros em Julho e Agosto, 40% dos pagamentos anuais, e a uma queda das receitas.

“Com base na redução do défice até agora e nas expectativas para as receitas e despesas até Dezembro, o alvo do fim do ano de 39,5% de redução do défice em 2010 comparado com 2009 será alcançado”.

Acrescentando que o ritmo da redução do défice dentro de um ano depende da distribuição mensal de receitas e despesas, o Ministério revelou ainda que as suas despesas orçamentais caíram 7,7% em termos homólogos, acima da queda de 5,5% esperada, apesar das receitas orçamentais apenas terem crescido 3,3% até agora, abaixo da meta de um crescimento de 13,7% no ano.

O comunicado de hoje surge em resposta à divulgação na comunicação social do abrandamento da redução do défice durante os meses de Verão.

Ver comentários
Outras Notícias