Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia propõe campanha a favor das euro-obrigações

O líder do governo grego propõe que se lance uma campanha para a recolha de um milhão de assinaturas que permitiria avançar com uma proposta de legislação sobre as euro-obrigações.

Lusa 19 de Dezembro de 2010 às 17:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O primeiro-ministro da Grécia, Georges Papandréou, afirmou que quer iniciar a recolha de um milhão de assinaturas de cidadão europeus para a adopção, pela União Europeia, de títulos de dívida pública europeus, revelou a agência Lusa.

"Sobre a questão da governação económica e os Eurobonds [euro-obrigações], proponho uma campanha europeia em que possamos recolher um milhão de assinaturas", afirmou Georges Papandréou, num discurso perante o seu grupo parlamentar, divulgado hoje em comunicado.



O primeiro-ministro grego explicou que esta campanha se enquadra numa iniciativa que decorre esta semana, e que permite aos cidadãos europeus propor directamente medidas legislativas à União Europeia, desde que consigam um milhão de assinaturas.



O governante da Grécia, o primeiro país da zona euro a recorrer ao apoio financeiros internacional devido à crise da dívida que afecta algumas economias europeias, volta a lançar o debate das chamadas obrigações europeias, as Eurobonds.



A emissão de dívida soberana pelo conjunto da União Europeia também é publicamente defendida pelo presidente do Eurogrupo e primeiro ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, mas a Alemanha já indicou que não vai aceitar esta medida e que não vê que esta possa ter qualquer efeito benéfico para a União Monetária.

Ver comentários
Saber mais eurobonds euro-obrigações Grécia euro
Outras Notícias