Notícia
Grécia propõe campanha a favor das euro-obrigações
O líder do governo grego propõe que se lance uma campanha para a recolha de um milhão de assinaturas que permitiria avançar com uma proposta de legislação sobre as euro-obrigações.
Lusa
19 de Dezembro de 2010 às 17:20
- Assine já 1€/1 mês
- ...

"Sobre a questão da governação económica e os Eurobonds [euro-obrigações], proponho uma campanha europeia em que possamos recolher um milhão de assinaturas", afirmou Georges Papandréou, num discurso perante o seu grupo parlamentar, divulgado hoje em comunicado.
O primeiro-ministro grego explicou que esta campanha se enquadra numa iniciativa que decorre esta semana, e que permite aos cidadãos europeus propor directamente medidas legislativas à União Europeia, desde que consigam um milhão de assinaturas.
O governante da Grécia, o primeiro país da zona euro a recorrer ao apoio financeiros internacional devido à crise da dívida que afecta algumas economias europeias, volta a lançar o debate das chamadas obrigações europeias, as Eurobonds.
A emissão de dívida soberana pelo conjunto da União Europeia também é publicamente defendida pelo presidente do Eurogrupo e primeiro ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, mas a Alemanha já indicou que não vai aceitar esta medida e que não vê que esta possa ter qualquer efeito benéfico para a União Monetária.